OS Ocupadas: organize sua agenda e ganhe tempo

Publicado em 30.12.2011 • Por Luísa Dalcin
organize sua agenda em 2012
Questão de organização: Alessandra agora comanda reuniões por telefone e tem a tarde inteira para as filhas (Foto: Victor Affaro | Styling: Mauricio Mariano/ABA MGT | Beleza: Liege Wisniewski)
Nota publicada na revista LOLA nº5
Você vive correndo? 2012 ainda nem chegou e sua agenda já está abarrotada? O grande dilema é cuidar do trabalho e conseguir programar as férias, sem deixar que a casa pegue fogo? LOLA ouviu essas queixas e juntou uma executiva estressadinha com um especialista em administração de agenda. Confira o resultado:
Mulher Maravilha
A engenheira química Alessandra Garrido, de 38 anos, submeteu sua agenda ao personal timer Christian Barbosa. Sócia e diretora de planejamento de uma empresa de design, ela foi “diagnosticada” como Mulher Maravilha — não conseguia conciliar vida pessoal com a rotina profissional. Depois de algumas semanas em contato com o consultor, descobriu que era incapaz de eleger prioridades. Resolveu mudar de vida: vendeu sua parte da sociedade na empresa para trabalhar por conta própria em projetos de marketing. Agora consegue se planejar. “Nãovivo mais sem tabela de compromissos”, diz.
ANTES
Jornada de trabalho:10 horas por dia no escritório
Reuniões: 15 por semana
Computador: 12 horas conectada
Família: 2 horas por dia para ficar com as filhas
DEPOIS
Jornada de trabalho: Só na parte da manhã
Reuniões: Nenhuma. Os contatos são feitos por telefone, de casa
Computador: Apenas ocasionalmente
Família: A tarde inteira para as filhas
Liga Extraordinária
Autor do livro “Você, dona do seu Tempo”, o consultor Christian Barbosa ensina mulheres a organizar a agenda com base no mantra: o fundamental é eleger prioridades. Ele identifica quatro tipos de superprofissionais:
MULHER MARAVILHA: Ágil, é capaz de resolver múltiplas tarefas e encontrar soluções para grandes problemas. Tem enormes dificuldades, contudo, quando precisa encarar tarefas pequenas e rotineiras, principalmente as domésticas.
SUPERNANNY: Tem como meta o bem-estar do grupo. Sempre ouve a opinião de todos e a palavra “não” está fora de seu vocabulário. Define prioridades pelas necessidades dos outros e tem dificuldade para resolver os próprios problemas.
PERFECCIONISTA: É capaz de criar um planejamento diário,identificando prioridades para sua rotina. Mas tem pouco jogo de cintura para lidar com o inesperado. Fica paralisada quando precisa tomar decisões imediatas em situações inesperadas.
ESPONTÂNEA: Lida com as tarefas seguindo o ritmo natural dos acontecimentos. Não se culpa quando algo dá errado. Como tem jogo de cintura, acha rapidamente uma alternativa para os problemas. Mas não é organizada. Perde o foco e atrasa as tarefas.
Fonte: LolaMag