terça-feira, 8 de março de 2016
Quando se trata de nossos produtos de beleza favoritos, é muito fácil ignorar as advertências, sobretudo se essa lista de produtos inclui um bom talco suavizante. Mas durante esta semana, uma notícia chamou poderosamente nossa atenção e fez soar um alerta grave: o veredito que obriga a Johnson & Johnson a pagar uma indenização de US$ 72 milhões, por danos à família de uma mulher, cuja morte por câncer de ovário estava relacionada com o uso de talcos da citada marca.
 
 “Existem evidências perturbadoras sobre as consequências do uso de talco, indicando que ele incrementa o risco de câncer de ovário e de endométrio em 30%, e essas evidências têm existido há um bom tempo”, declara Sharima Rasanayagam, diretora científica da fundação Breast Cancer Fund e líder da Campaign for Safe Cosmetics (uma campanha para a fabricação de cosméticos seguros), ao Yahoo Beauty, citando uma série de estudos.

“É um incremento pequeno para um tipo de câncer raro — não se compara com o vínculo entre o cigarro e o câncer de pulmão — e essa pode ser uma das razões pelas quais as pessoas não têm tomado consciência dos riscos. Mas devemos ser precavidas, especialmente porque esse não é um produto que você precisa estar usando constantemente. Então para que aumentar seu risco em ter esses tipos de câncer?”

O talco é uma substância mineral que tanto pode ser extraída como produzida industrialmente. Seu uso é muito comum em vários cosméticos e produtos de higiene infantis, tais como o talco para bebês e as sombras de olhos, já que absorve a umidade, suaviza a pele, e atua como agente antiaglomerante. Mas algumas vezes, ele pode estar contaminado com amianto. E é por isso que existe um arsenal cada vez maior de pós livres de talco, fabricados por empresas como a Honest Company, Burt’s Bees, a Crabtree & Evelyn e a própria Johnson & Johnson. Normalmente, eles são elaborados com ingredientes alternativos, tais como amido de milho, pós de seda e aveia finamente moída.
No veredito contra a Johnson & Johnson na segunda-feira, em um tribunal de St. Louis EUA, os jurados destacaram que durante várias décadas, a empresa se absteve de informar os consumidores sobre os riscos de usar talco, a fim de impulsionar suas vendas. Os danos foram causados à família de Jacqueline Fox, que usou talcos fabricados pela Johnson & Johnson durante 50 anos.

Em sua defesa, a empresa divulgou um comunicado salientando que o veredito “atenta contra décadas de dados científicos sólidos que comprovam a segurança do talco como ingrediente cosmético de múltiplos produtos.…” Em seu site, a Johnson & Johnson afirma: “O talco utilizado em todos os nossos produtos ao redor do mundo é cuidadosamente selecionado e processado para que esteja livre de amianto, e nós confirmamos isso com testes frequentes. A Food and Drug Administration (FDA) também testou e confirmou a pureza de nosso talco.”

5 comentários:

  1. Nossa, nunca imaginei isso, obrigada pela informação.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Leda, o fato é verídico!
      Obrigada pela visita.
      Volte Sempre!

      Excluir
  2. Que legal nunca tinha ouvido falar nessa historia Vanessa, bjus!!!
    http://www.lolitasrosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Annye.
      Eu também me surpreendi bastante com a história!
      Obrigada pela visita.
      Volte Sempre!

      Excluir
  3. Eu também jamais poderia imaginar.
    Pesquisei bastante, antes de postar essa informação!
    Beijos"

    ResponderExcluir

Super Sorteio de Aniversário do Blog

Super Sorteio de Aniversário do Blog
Até dia 09-03-2020

Quem sou eu

Minha foto
Libriana, apaixonada por livros, filmes, poemas e poesias. Formada em Administração, blogueira por paixão e viciada em sorteios... Vanessa Rezende
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Visitas

SELINHO OFICIAL

SELINHO OFICIAL

Gesto Verde

Seguidores

Livros, Poesias & Cia

Livros, Poesias & Cia
Venha conhecer

Sorteio 3.000 Seguidores

Sorteio 3.000 Seguidores
Chegar aos 3.000 Seguidores

#Leitora em Foco

#Leitora em Foco
Participe do Blog

Top Comentaristas

Top Comentaristas by SemNome

Blog Cantinho da Nêssa